3 sites para aprender e aperfeiçoar seu conhecimento em línguas estrangeiras

Dentre as muitas vantagens oferecidas pelo conforto e praticidade da internet, eis uma não tão comum: o estudo gratuito de línguas estrangeiras. A ideia é simples, com um pouquinho de força de vontade e dedicação os internautas podem melhorar, e muito, seu repertório em uma outra língua através de cursos online.

O Livemocha, por exemplo, é ótimo para iniciantes e iniciados. O site oferece cursos gratuitos e pagos em diversos idiomas, além da possibilidade de troca de ideias entre usuários. Dessa forma, os brasileiros podem pedir ajuda de pessoas que dominam o idioma que estão aprendendo, como podem, também, ajudar quem está aprendendo português. Ao aceitar os pedidos de ajuda, os usuários garantem créditos que podem ser usados em serviços pagos.

O Menrise, por outro lado, é um pouco mais restrito. Ideal para aqueles que já possuem algum conhecimento do idioma, mas que pretendem aprimorar seu vocabulário. Com instruções fornecidas em inglês, o site usa a metáfora de um jardim, em que as plantas que crescem são as novas palavras aprendidas, de forma que é preciso regar essas plantas com a prática. Cada usuário acumula pontos e tem seu desempenho comparado aos dos demais.

Especificamente para quem se interessa em aprender alemão, o site da emissora de TV e rádio estatal da Alemanha Deutsche Welle disponibiliza cursos gratuitos em variados níveis. Para seguir o curso também é necessário algum conhecimento em inglês.