Oito lições que você deve aprender para aproveitar as mídias sociais

Atualmente, a tecnologia está presente de forma ativa no nosso dia-a-dia. Isso é ainda mais percebido quando se trata das mídias sociais. Estamos cada vez mais conectados à estas plataformas, compartilhando experiências, trocando informações e  interesses com pessoas ao redor de todo o mundo. No entanto, algumas pessoas ainda possuem certo receio na hora de criar perfis e mantê-los ativos nas redes sociais on-line. Mas alguns passos simples podem ajudar a perder o medo e saber utilizar estes canais de forma divertida, consciente e proveitosa:

Seja cuidadoso com o que você compartilha: lembre-se que o conteúdo publicado on-line permanecerá na web sempre. Portanto, pense duas vezes antes de atualizar seu perfil caso não esteja suficientemente sóbrio.

Seja você mesmo: transpareça sua verdadeira personalidade off-line através dos seus canais on-line. Não tente criar uma falsa identidade, pois, a longo prazo, as pessoas acabam descobrindo quem você realmente é.

Lembre-se: você agora é cidadão do mundo! Estando ativo nas mídias sociais, um leque enorme de possibilidades surgirá para você. Não somente você tem a oportunidade de ter contato com pessoas ao redor de todo o mundo, quebrando qualquer barreira espacial que exista, como também estará exposto à variadas culturas e formas de pensar.

Cuidado com o ego: assim como no mundo off-line, nas mídias sociais também existem pessoas que só olham para si próprias. Lembre-se que você deve ser social, interagir, conversar e demonstrar reciprocidade e não se isolar em uma bolha.

Dar e receber: na web também há formas de demonstrar consideração ou admiração pelos seus amigos ou seguidores. Compartilhe o conteúdo deles que julgar interessante, comente, indique e recomende. É uma forma de receber tudo isso em troca.

presença nas redes sociais
Aprenda e inspire
: o tempo que você passa nas mídias sociais pode ser muito bem utilizado e aproveitado. Procure aprender, buscar conhecimento e produzir conteúdo relevante para quem te acompanha. Isso estimula sua presença on-line e inspira outras pessoas a fazerem o mesmo.

Use sua influência para boas ações: se você apóia um movimento ou causa ou gostaria de arrecadar fundos para determinada instituição, você pode utilizar estes canais em seu favor. Procure marcas e empresas que se interessariam pela idéia, fala sobre isto com seus amigos, espalhe!

O senso comum não deve ser esquecido: nunca é demais lembrar que apesar de estar presente nas mídias sociais, você deve tomar conta de sua privacidade. Certifique-se sempre que está agindo de forma cautelosa e segura na web.