10 formas de encontrar a inspiração

Atualmente, qualquer pessoa pode produzir seu próprio conteúdo para web, mantendo um blog na internet. A motivação e o tipo de texto que o blog trará variam de acordo com o gosto do dono. Podemos simplesmente postar pensamentos e idéias ou, de forma mais séria, tratar de algum tema de nossa preferência, escolher um determinado universo como foco e fonte de assuntos para produzirmos nossas postagens. No entanto, qualquer que seja o intuito do nosso blog, muitas vezes mantê-lo atualizado é um desafio: afinal, quem nunca teve um branco, uma total falta de inspiração e ficou horas encarando a tela do computador em busca de um ponto de partida?

Para auxiliar nesses momentos tão difíceis e te ajudar a não desistir do seu blog (coisa que acontece como muita gente depois de algum tempo e “brancos” sucessivos) , listamos abaixo dez truques que você deve colocar em prática para trazer a inspiração de volta!

1-      Dê um tempo!

Sair para dar uma volta é uma ótima forma de esfriar a cabeça e voltar para casa cheio de pensamentos borbulhando! Muitas vezes, uma caminhada nos desperta para inúmeros acontecimentos à nossa volta que a pressão por uma idéia estava bloqueando. Nada como um pensamento tranqüilo para ter idéias!

2-      Use as mídias sociais

Dê uma olhada em todos os seus canais on-line, no que anda sendo dito e discutido nas redes sociais. Muitas vezes, um simples tópico em aberto pode ser transformado em um bom post de discussão no seu blog.

3-      Questione!

Faça perguntas nas redes sociais, veja o que as pessoas respondem, interaja! Fique atento também às questões sem respostas dos outros usuários. Quem sabe você encontra uma boa resposta para publicar no seu blog?

4-      Faça uma enquete:

Que tal utilizar seu blog para saber o que as pessoas andam pensando sobre determinado tema? Além de render uma postagem interativa, os resultados vão te ajudar a construir uma análise futura.

5-      Volte atrás:

Confira os antigos comentários no seu blog. Sempre tem algum ponto que ficou em aberto e pode ser explorado. Muitas vezes o espaço da área de comentários não é suficiente para debater a questão levantada. Explore!

inspiração

6-      Viaje!

Novos lugares e pessoas são sempre ótima fonte de inspiração. Além de abrir a nossa mente, nos trazem novas perspectivas. Não precisa ser uma viagem longa, um pulo rápido em alguma cidade próxima já é um ótimo estímulo.

7-      Organize seus pensamentos:

Você pode mapear suas idéias através de algumas ferramentas on-line. Através delas, é possível dividir e classificar as palavras-chave e gerar tópicos que você pode abordar em um post.

8-      Mexa-se!

Fazer atividades físicas, como correr, é uma excelente alternativa para ativar seu cérebro. A chave é liberar o stress, acalmar os pensamentos e aí sim deixar as portas abertas para a inspiração!

9-      Leia:

Dê uma boa passada em blogs que você costuma freqüentar, pegue jornais ou um livro para ler, veja o que outras pessoas andam escrevendo por aí. Você pode encontrar um artigo que funcione como um bom ponto de partida para ser explorado por outros ângulos em seu blog.

10-   A boa e velha conversa:

Um brainstorm bem feito resulta nas melhores criações. Você não precisa necessariamente formalizar um encontro para debater temas. Apenas chame seus amigos, sua família e converse: ouça o que eles têm a dizer, reúna-se! Uma conversa sempre pode resultar em assuntos que você jamais chegaria sozinho.