10 estratégias de conteúdo para motivar seus leitores

estratégias de conteúdo

Diariamente, os internautas têm acesso a um denso volume de informação publicado e compartilhado na web. A variedade do conteúdo que temos a disposição na internet cresce cada dia mais. Por isso, se você pretende se infiltrar neste meio é fundamental compreender que o sucesso do seu texto está diretamente ligado à relevância e ao interesse que ele despertará no público online. Se você é blogueiro, por exemplo, e sente que por mais que se esforce para redigir um post de qualidade, o tráfego do seu site anda baixo e a informação não tem repercutido na rede, está na hora de mudar e traçar estratégias que determinarão o sucesso do conteúdo publicado.

A tarefa de conquistar a atenção dos internautas é realmente um desafio diário. Por isso, planeje com antecedência o que vai escrever e tenha em mente sempre o interesse coletivo e as necessidades do seu público. Alguns exemplos de conteúdo costumam chamar mais atenção do publico na web e motivá-los a executar ações importantes para tornar seu texto conhecido como curtir, compartilhar, retweetar, etc.

Dicas: indicações de métodos, livros, dicas, produtos ou outras aplicações direcionadas para o seu público é um exemplo de forma rápida de oferecer conteúdo de qualidade para as pessoas e, assim, oferecer estimulo para que esse texto seja compartilhado entre os contatos deles.

Mega listas: enumerar vários itens com respostas que ofereçam às pessoas soluções de interesse para o meio em que vivem também é uma forma eficaz de produção de conteúdo. Esse tipo de post fornece ao público uma fonte longa e útil de idéias que eles poderão sempre retornar para consulta

Como fazer: dicas simples ou mais elaboradas sobre como facilitar atividades e situações comuns do dia a dia do público é um estilo de conteúdo que agrada aos visitantes do seu site.

Produza entrevista com especialistas: pode ser em vídeo ou em texto, fornecer informações especializadas ao seu público é uma forma de chamar mais a atenção para o seu site.

Estudos de caso: pesquisas e exemplos sobre táticas e estratégias de sucesso adotadas por outras companhias.

Textos que indicam o que não deve ser feito, exemplos de casos mal sucedidos e posturas que não devem ser adotadas também fazem sucesso.

Fatos, figuras e estatísticas: as pessoas gostam de acompanhar fatos cotidianos e saber de acontecimentos passados e diários. Por isso, forneça textos que forneçam este tipo de conteúdo, recheado com estatísticas comprobatórias e imagens.

Factual: histórias novas, fatos do cotidiano e notícias frescas são valiosas estratégias de conteúdo e atraem os leitores.

Pesquisas: Oferecer dados recentes de pesquisas que estejam inseridas no contexto do seu público ou mesmo promover um levantamento com quem acessa sua página também agrega valor e credibilidade ao site.

Infográficos: estas imagens são formas simplificadas e rápidas que facilitam a compreensão do público acerca de algum assunto e, por isso, costumam agradar aos leitores.